Como as Esferas funcionam


Aviso: Mago: A Ascensão é um jogo. É um jogo sobre temas maduros e questões complexas. O material à seguir tem relação com este jogo. Como tal, ele não requer apenas imaginação, mas também bom senso. O bom senso diz que as palavras de um jogo imaginário não são reais. O bom senso diz que as pessoas não devem tentar realizar "feitiços mágicos" baseadas em uma criação totalmente derivada da imaginação de outra pessoa. O bom senso diz que você não deve tentar desvendar agentes do sobrenatural com inspiração em uma obra completamente fictícia. O bom senso diz que jogos são apenas para se divertir e quando eles acabam, é hora de colocá-los de lado.
Se você perceber que está distante do bom senso, desligue seu computador, afaste-se calmamente e procure ajuda profissional.
Para o restante de vocês, aproveitem as irrestritas possibilidades de sua imaginação.


Correspondência: Sabendo-se que o universo é um vetor multidimensional, e que todas as entidades físicas são apenas grupos de dados nele, os dados só precisam ser copiados ou transferidos para novas localizações no vetor para se obter os efeitos desta esfera. O termo técnico para este vetor é Matriz Universal. Computadores são realmente bons neste tipo de tarefa.

Entropia: A matriz Universal possui elementos aleatórios. Entretanto estes elementos são apenas aparentemente aleatórios. Eles são apenas o resultado de sistemas caóticos, que podem ser preditos com certo grau de certeza. Eles são aleatórios, mas com limites. Com um exame detalhado da Matriz, eles podem ser manipulados e controlados através da manipulação correta dos bits. Modelagem de dados através de um computador pode facilitar o uso desta esfera.

Forças: Forças é um dos três tipos de vetor de dados primários da Matriz. Ele é o tipo de dados mais dinâmico. Seu vetor de dados fica em fluxo constante. Alterando alguns componentes destes vetores, a energia pode ser conjurada, canalizada ou removida. Entretanto, para criar nova energia, conhecimento sobre Primórdio é necessário para canalizar a quintessência e criar um novo vetor de dados. O acesso à uma fonte de eletricidade pode facilitar a canalização de quintessência, enquanto usar um computador para modelar o fluxo de energia pode ajudar um adepto a controlar as forças.

Vida: O tipo de dado vida é o segundo dos vetores de dados primários da Matriz. Ele é o segundo tipo mais dinâmico. Para criar um novo vetor do tipo vida é necessário conhecimento sobre Primórdio para canalizar a quintessência e criar um novo vetor de dados. Manipulando os dados gravados no vetor, as propriedades de uma forma de vida podem ser alteradas e lendo ele, muitas coisas podem ser aprendidas sobre a forma de vida.

Matéria: O tipo de vetor Matéria é o terceiro e menos dinâmico dos tipos de dados primários da Matriz. Assim como outros tipos de dados primários, alterações das propriedades podem ser feitas sem conhecimento de primórdio, mas alguma habilidade em primórdio é necessária para canalizar a quintessência para criar um novo tipo de dados. O uso de um computador pode facilitar a análise e alteração do tipo de dados matéria.

Mente: A mente de todas as criaturas são computadores por si próprias. A Mente existe sem a Matriz como um conjunto de dados normalmente acessíveis somente pela vontade, de forma semelhante à uma CPU. Em essência, as mentes são sistemas isolados que só podem interagir com o mundo ao seu redor através dos sentidos, sem precisar ser uma parte da Matriz. A mente recebe seus dados pelos sentidos, que realizam funções como as de um módulo de I/O (Entrada/Saída). Entretanto, para um adepto treinado, a mente pode ser acessada por equipamentos externos, e não apenas pela vontade. Quanto mais complexa a mente, mais difícil fica para acessá-la e alterá-la. O efeito conhecido como projeção astral na realidade não desconecta a mente do conjunto de dados físicos ao qual está normalmente associado mas apenas cria um corpo virtual que se torna afinado com a mente. Corpos virtuais podem interagir uns com os outros, mas ignoram as limitações do corpo físico. O corpo virtual continua ligado ao corpo físico, e a separação trágica deste vínculo pode ter graves conseqüências. O modelo da mente alvo feito em um computador pode facilitar a modificação e ou análise do alvo.

Primórdio: A matriz universal é mantida pelo fluxo de primórdio, também conhecido como Quintessência. Alterando o fluxo de quintessência, qualquer um pode armazenar quintessência sem ter uma "bateria" própria, pode criar novos tipos de dados na Matriz, absorver Quintessência de bateria naturais, conhecidas como Nodos, remover a quintessência de um vetor de dados, fazendo com que o mesmo perca algumas de suas propriedades, ou aumentar o fluxo natural de Quintessência através de um vetor de dados. A vasta fonte de alimentação da Realidade Virtual (que pode ser acessada através de um computador) pode facilitar esta difícil tarefa.

Espírito: Existe um nível na Matriz Universal conhecido como reino espiritual ou Umbra. Criaturas conhecidas como espíritos existem no nível Espiritual e podem acessar o mundo físico por curtos períodos de tempo. Ela é subdividida em regiões Rasas e Profundas. Cada região rasa é separada por uma construção denominada Película. Estas construções de segurança tentam prevenir a passagem de dados entre os níveis Físico e Espiritual. Ela é mais fraca ao redor de nodos e caerns Garou. Alguém treinado nesta esfera pode "contrabandear" dados pela película, fazendo-os irem e virem à seu bel prazer. Uma construção de segurança similar isola cada uma das regiões umbrais da Umbra Profunda. Esta construção é chamada Horizonte. O Mundo Espiritual usa um sistema operacional diferente do Mundo Físico, e é mais fácil de ser manipulado. Ultrapassar estas construções de segurança pode ser muito difícil, e pode ser facilitado como o uso de um computador ligado à uma rede virtual ou à uma rede de adeptos.

Tempo: Um aspecto da Matriz Universal que difere dos sistemas de computador que operam sob a realidade estática, é que o tempo é uma dimensão acessível da Matriz. Um adepto treinado de forma correta pode ter acesso à níveis temporais da Matriz Universal diferentes daquele no qual sua consciência reside. Com alguma habilidade, a adepto pode até mesmo transferir seus dados para um nível temporal diferente da Matriz Universal. Porém, ninguém nunca voltou de uma viagem aos "níveis passados" da matriz, apesar de que é bem mais fácil recuperar dados de níveis "passados" do que de níveis "futuros".

local original: Anders Mage Page
nome original: Tradition Tome - Virtual Adepts
autor(es): John W. Biles
tradutor(es): Winter

 Navegação Rápida