Correspondência  


Aviso: Mago: A Ascensão é um jogo. É um jogo sobre temas maduros e questões complexas. O material à seguir tem relação com este jogo. Como tal, ele não requer apenas imaginação, mas também bom senso. O bom senso diz que as palavras de um jogo imaginário não são reais. O bom senso diz que as pessoas não devem tentar realizar "feitiços mágicos" baseadas em uma criação totalmente derivada da imaginação de outra pessoa. O bom senso diz que você não deve tentar desvendar agentes do sobrenatural com inspiração em uma obra completamente fictícia. O bom senso diz que jogos são apenas para se divertir e quando eles acabam, é hora de colocá-los de lado.
Se você perceber que está distante do bom senso, desligue seu computador, afaste-se calmamente e procure ajuda profissional.
Para o restante de vocês, aproveitem as irrestritas possibilidades de sua imaginação.


Todas as coisas estão relacionadas; o espaço é uma ilusão; todas as coisas existem em um lugar, todas interligadas pelas fibras de um simples conceito. Você pode chamar este conceito como você quiser, mas eu sei, e posso provar a você, que a separação tridimensional é uma mentira.
Vê aquele canto? Onde eu estou? Ali ou aqui? Eu acho que estou lá. Viu, eu estou! Você me viu atravessando a sala? Acho que não. Então como é que eu fui daqui para lá? Raios de teleporte? Resposta errada! E mesmo que fosse, como eles funcionam?

Sentiu aquele toque no seu ombro? Eu fiz isso. Certo, mas eu estou aqui, que para você é ali. Mas mesmo assim eu pude tocá-lo ali enquanto estou aqui. Pronto, fiz de novo! Entendeu? O espaço é uma ilusão!
Se isso confunde o seu cérebro, você não está preparado para esta rotina. Garoto, antes que a aula tenha acabado na minha oficina, ou você estará maluco ou irá ensinar umas coisinhas para Euclides!

Especializações: Invocação, Investigação, Proteção, Teleporte

A Esfera da Correspondência envolve uma compreensão da localização, da relatividade espacial e da inter-relação entre pessoas e objetos. Isto permite ao mago se teleportar, puxar coelhos de cartolas, criar barreiras mágikas e levitar ou voar em pleno ar. A Correspondência também é misturada freqüentemente com outras Esferas para permitir que os magos trabalhem com suas mágikas em alvos que estejam a centenas de milhas de distância tão facilmente quanto se estivessem na frente deles.

Como a Correspondência lida com o espaço e com as relações, seu alcance difere das outras oito Esferas. A teoria popular entre os Adeptos da Virtualidade, os mais recentes Mestres da Correspondência , é a de que o espaço no fundo é uma ilusão. Todos os pontos que existem estão "empilhados" em um "lugar", ao qual os magos dos computadores se referem como sendo o Ponto da Correspondência ou o Espaço-Tudo. "Aqui" , "ali" e "algum outro lugar" são rótulos artificiais. A distância mais curta entre dois pontos não é uma linha reta; o espaço é meramente uma construção matemática.

No entanto, a hipótese do "Ponto da Correspondência" falha completamente quando confrontada com certos aspectos metafísicos. Você não pode, por exemplo, teleportar o coração de uma pessoa para fora de seu corpo ou cortar uma moeda ao meio sem usar também a Esfera da Vida ou da Matéria.
Os Magos mais tradicionais explicam a Correspondência através da antiga doutrina da propagação: "Uma vez juntos, sempre juntos." Em outras palavras, a parte sempre mantém uma conexão com o todo, e qualquer trabalho fica mais simples quando há uma conexão -física, mental ou espiritual- entre eles. Geralmente é mais fácil para um mago se teleportar para um lugar onde ele cresceu do que ir para um lugar que ele viu apenas uma vez.

Enquanto a maioria dos magos precisa tocar o alvo para realizar as suas Artes, aqueles que forem habilidosos em Correspondência podem atravessar barreiras ou distâncias, formando ligações através do espaço ou de objetos relacionados. A Tabela abaixo mostra quantos sucessos são necessários para se criar uma ligação entre dois pontos.

Alcances para Correspondência
Sucessos Alcance ou Conexão (Use um ou o outro)
Um Linha de Visão/ Relação consangüínea; amostra de sangue
Dois Muito familiar (casa/escritório) /melhores amigos; bens importantes
Três Familiar(shopping center local) /colega de trabalho; bens
Quatro Visitado uma vez/ conhecidos; qualquer coisa usada uma vez
Cinco Viu ou ouviu falar sobre/ um estranho; item tocado casualmente
Seis + Qualquer lugar na Terra/ nenhuma conexão

Quanto mais fraca a conexão, mais sucessos o feitiço exige. Para superar isso, muitos magos escondem itens que conheçam bem em pessoas ou lugares que queiram afetar de longe. Isto pode ser arriscado; a propagação é uma corda que puxa de ambos os lados, e aqueles que descobrirem o objeto escondido podem usá-los em seus próprios feitiços contra o mago que os colocou como se eles mesmo tivessem as Artes da Correspondência.

Os Magos que avançam em Correspondência mais do que em outras Esferas parecem estar "fora de si". Seus olhos não ficam focalizados, uma vez que agora eles contam com o seu sentido espacial mais do que com a visão. Mesmo assim, seus movimentos físicos são muitos precisos; estes magos nunca tropeçam nem esbarram em nada.

 Percepções Espaciais Imediatas

Neste estágio, o mago ganha uma compreensão profunda sobre como os objetos e o espaço se relacionam. Ele pode perceber intuitivamente a distância entre os objetos, encontrar o norte verdadeiro ( ou qualquer outra direção) e sentir a presença de coisas que estejam na proximidades imediatas sem usar os cinco sentidos normais. Este novo sentido também permite que ele detecte instabilidades, deformações e fendas espaciais

Sentir o Espaço - Tocar o Espaço

O mago pode agora estender seus sentidos além das proximidades imediatas, até locais distantes ou escondidos. Qualquer um dos cinco sentidos básicos pode ser expandido desta forma. No entanto, a maioria dos magos acredita que tais percepções mágikas diminuem as barreiras entre dois pontos no espaço, levando a um enfraquecimento da Trama (como aqueles que podem ser vistos através do Efeito de nível um). Felizmente, o mago também pode alterar o tecido do espaço, reforçando a Trama e criando uma barreira para impedir espionagens ou a própria abertura de fendas. Isto funciona como uma contramágika, reduzindo sucessos para cada sucesso obtido.
Em conjunto com Vida 2 ou Matéria 2, o mago também pode agarrar pequenos itens - do tamanho de um gato doméstico ou menor - e puxá-los através da Trama, invocando-os do "nada".

Perfurar o Espaço - Lacrar Passagens - Percepção Multilocal

O Mago ganha agora o poder para fazer uma pequena abertura na Trama, tão pequena que apenas o próprio mago - e o que quer que ele esteja segurando ou carregando - possa atravessá-la antes que se feche. Ele também pode selar essas fendas ou impedir que elas se abram, embora quanto maior a fenda, mais difícil será o feito.
Neste nível, um mago aprende a sentir as múltiplas localizações ao mesmo tempo, percebendo as diversas cenas como imagens enevoadas sobrepostas umas às outras. Trabalhando com as outras Esferas, um mago também pode agarrar itens controlados por outras Mágikas de padrão e levá-las através do espaço, realizando levitações ou telecinese.

Dilacerar o Espaço - Multilocalizar-se a Si

O Iniciado pode agora criar aberturas maiores na Trama para transportar outros seres e objetos ou forças maiores. Com sucessos suficientes (10 +), ele pode até mesmo forçar a abertura o suficiente para criar uma Passagem permanente.
O mago pode agora se manifestar fisicamente em locai múltiplos ao mesmo tempo, embora ele também deva usar Mente 1 se quiser pensar efetivamente em todas elas, e Vida 2 se quiser que os eus múltiplos realizem ações separadamente.

Alterar Localidades - Multilocalização

Um Mestre da Correspondência aprende como distorcer o espaço. Ele pode afetar as distâncias e os tamanhos ao seu redor, esticando-os e encolhendo-os da forma que lhe convier. Em termos científicos , a massa dos objetos não pode ser alterada, mas seus volumes e dimensões são como argila.
Ele também pode empilhar localizações umas sobre as outras, numa visão bizarra de formas múltiplas, ou conectar uma variedade de itens. Neste ponto, a percepção do Mestre está tão expandida que a sua Percepção mundana pode ser desenvolvida além do limite humano normal, como em Corpo Melhor (veja efeitos de "Vida")

local original: Mago a Ascensão -  1ª edição em português
nome original: desconhecido
autor(es): Phill Brucato
tradutor(es): Marcel Wakami

 Navegação Rápida