Paradigma


Aviso: Mago: A Ascensão é um jogo. É um jogo sobre temas maduros e questões complexas. O material à seguir tem relação com este jogo. Como tal, ele não requer apenas imaginação, mas também bom senso. O bom senso diz que as palavras de um jogo imaginário não são reais. O bom senso diz que as pessoas não devem tentar realizar "feitiços mágicos" baseadas em uma criação totalmente derivada da imaginação de outra pessoa. O bom senso diz que você não deve tentar desvendar agentes do sobrenatural com inspiração em uma obra completamente fictícia. O bom senso diz que jogos são apenas para se divertir e quando eles acabam, é hora de colocá-los de lado.
Se você perceber que está distante do bom senso, desligue seu computador, afaste-se calmamente e procure ajuda profissional.
Para o restante de vocês, aproveitem as irrestritas possibilidades de sua imaginação.


Paradigma

Paradigma

A Roda movida pela Entropia. Tudo o que existe hoje, algum dia não existirá mais. Quando uma parte sobe, outra parte deve afundar. Não pode haver nenhuma vida sem a morte. Não pode haver nenhuma luz sem a escuridão. Não pode haver nenhum sucesso sem fracasso. Nosso dever é certficar-se de que a Grande Roda gira suavemente, de forma que as novas possibilidades sejam criadas assim como velhas sejam removidas.

Mágika - Girando a Roda.

Nós podemos girar a Roda, fazendo com que ela se mova de forma mais rápida ou mais lenta, ou até mesmo pará-la brevemente (mas isto tem um preço muito alto). Tudo o que existe está ligado à mudanças, e toda mudança é governada pela Roda. Aprendendo como as diferentes coisa mudam até chegar à morte e a decadência, nós podemos aprender como elas interagem com a Roda, e deste modo controlá-las.

Arete - Desilusão.

Todos os seres se escondem atrás de ilusões, mas alguns destruíram algumas delas. Eles vêem mais do mundo verdadeiro, e deste modo ganham o poder de entender a Roda. Muitos orgulham-se de seu esclarecimento e se recusam a procurar algo mais, com medo de quebrar suas novas ilusões. A maior ilusão de todas é aquela de livrar-se a si mesmo de todas as ilusões. Isto é também uma ilusão.

Quintessência - Possibilidades.

Quando as primeiras Possibilidades aparecem, eles estão sem forma e significado. Logo eles se tornarão reais sob a influência da Entropia, mas um mago sábio coleciona algumas possibilidades para usar quando precisar girar a Roda.

Paradoxo - Bloqueio.

Às vezes os magos tentando girar muito a Roda falham violentamente, o que causa uma perturbação em seu giro perfeito. A Roda forçará este bloqueio, e mais cedo ou mais tarde ela irá girar, causando dano mas restabelecendo o equilíbrio.

Despertar - Morte.

Todo ser se torna desperto uma única vez em sua vida - No momento de sua morte. Ele verá além das ilusões de sua existência e terá um nova existência. Infelizmente quase todos escolhem esquecer este momento. É nossa tarefa despertar aqueles que estão prontos, e fazer com que os outros estejam prontos.

Esferas

Correspondência: Encruzilhadas.

As encruzilhadas existem em todos os lugares, fornecendo a todo mundo escolhas infinitas. Da mesma maneira que o tempo é um ciclo, espaço é também cíclico. Ande muito em uma única direção e você retornará a sua origem. Girando a Roda do espaço, você pode estar em qualquer lugar.

Entropia: Mudança.

A entropia e a Mudança são uma só. Tudo que acontece é movido pelas forças da mudança e decadência. A Roda pode mover-se mais rápida ou mais devagar, ou causar novas mudanças à cada novo ciclo.

Forças: Dissipação.

De todas as formas, as forças são as formas que mais mudam. Elas causam mudanças, e se dissipam rapidamente. Alterando o quão rápido elas se dissipam e onde isso acontece, você pode controlá-las

Vida: Morte.

Todos seres vivos sobrevivem por causa da morte de outros, alimentando suas possibilidades ou extraindo deles o mundo ao seu redor. Por sua vez eles morrerão também e sustentarão outra vida.

Matéria: Pó.

Tudo irá mais cedo ou mais tarde virar pó. É a forma mais estável da existência, e tudo mais cedo ou mais tarde irá tornar-se isto.Girado a Roda, tudo pode ser reduzido à espanar, ou fazer com que o pó retorne à sua antiga glória.

Mente: Ilusões.

Todos se cercam com ilusões confortáveis. Sem ilusões os adormecidos não poderiam viver. Quebre algumas de suas ilusões e eles morrerão, enlouquecerão ou despertarão. É também possível tecer ilusões novas ou mudar as antigas ilusões

Primórdio: Possibilidade.

A possibilidade é o tijolo da existência. Possibilidade Pura quando decai se transforma em realidade. A realidade após algum tempo decai em Possibilidade novamente quando. A dança entre a Possibilidade e a Entropia cria o universo.

Espírito: O Outro Mundo.

A Roda compreende toda a realidade, todas as possibilidades, não apenas aquela que nós habitamos. Fora de nosso mundo existe incontáveis outros mundos habitados por seu próprios "moradores". Abaixo de nosso mundo, abaixo da Roda, existe os mundos dos mortos, onde as possibilidades antigas transformadas em pó tornam-se o que já foram um dia na vida.

Tempo: O Ciclo.

Assim como a Roda gira, as coisas acontecem. O velho morre e é substituído pelo novo. O novo envelhece. Tudo move-se seguindo seu curso governado pelo giro da Roda. Se a Roda é girada de forma mais rápida, as coisas mudarão mais rápido. Pare a roda, e a atividade cessará.

Antecedentes

Arcanum: A Mortalha do Ceifeiro.

Quando alguém consegue livrar-se das ilusões da vida, e retorna a cumprir seu dever, muitos dos adormecidos o temerão. Eles temem subconscientemente a presença da Morte, e evitarão qualquer um ou qualquer coisa ligada à Ela, de tal forma que suprimirão de sua mente a memória de já ter estado tão perto dela.

Avatar: Kia.

Quando as pessoas reencarnam, elas purificam seus Kias e dá à eles a chance de aprender. Um mago cujo Kia sofreu muitos Boas Mortes será muito mais poderoso.

Destino: Karma.

A Roda pode ter diminuída a sua velocidade ou pode até mesmo ser parada por algum tempo, mas ela continuará seu ciclo interminável. Da mesma maneira o Karma das encarnações passadas influenciará o presente; talvez não hoje, mas seguramente em algum dia.

Sonho: Intuição.

Existe só uma fonte verdadeira de sabedoria, e esta é a intuição. Ela é a sabedoria que é sussurrada de suas encarnações passadas, o conhecimento acumulado em seu Kia.

Nodo: Jardim.

As novas possibilidades adentram o mundo constantemente. Em algum lugares elas crescem mais forte que em outros, formando jardins de possibilidades e novidade. Um mago sábio junta o crescimento, e poda as ervas daninhas destes jardins.

local original: Anders Mage Page
nome original: Euthanatos Paradigm
autor(es): Anders Sandberg
tradutor(es): Winter

 Navegação Rápida